18 maio, 2014

A real do feminismo



   Há um tempo atrás fiz um texto sobre a maconha, contei um pouco a história, um pouco dos prós e contras da legalização e hoje vim aqui falar sobre o feminismo. Senti uma enorme vontade de escrever sobre, porque vejo que muitas pessoas são contra mesmo sem saber o que é. 
   A maior ironia do mundo é dizer "não sou feminista, acho que todos deveriam ser tratados igualmente e ter os mesmos direitos" -confesso que há um tempo atrás eu falava isso, que bad -, isso é a mesma coisa que dizer "sou feminista, mas sou feminista". 
   Saibam que feminismo não é o contrário de machismo! Machismo é um sistema de dominação, feminismo é uma luta pelos direitos iguais. Feminismo não é um luta contra os homens, não quer dizer que você tem que odiá-los; Feminismo não tem nada a ver com deixar de ser vaidosa, só mostra que você pode se maquiar quando bem entender, não porque é obrigada a estar impecável o tempo inteiro; Feminismo não tem nada a ver com esconder o corpo, pelo contrário! Exigimos o direito de andar com qualquer roupa que quisermos sem constrangimentos e assédios; Feminismo tem a ver com individualidade e liberdade, todos temos o direito de viver como bem entendemos sem ninguém dizendo como devemos nos portar, nos vestir, o que dizer ou o que devemos fazer com nossos corpos.
Houve uma época em que eu evitava andar com shorts curtos e blusas decotadas para não chamar atenção na rua. Eu nunca gostei de caras buzinando e falando gracinhas, eu me vi na obrigação de mudar, a sociedade, ao falar que meninas de família se comportam, me fez ficar comportada, afinal, eu sou uma menina de família, não é? 
   Feminismo é a luta para mostrar que nós mulheres também somos pessoas. Também temos o direito de falar palavrão, de sentar de perna aberta, de nos vestir como quisermos (sendo com uma saia longa ou um decote bem fundo), de trabalhar, de beijar e fazer sexo com quem e quantos caras quisermos sem sermos chamadas de "vadia", "puta" ou "piranha" e afins. O feminismo caminha lado a lado com os direitos humanos e, colega, se você não sabe o que são direitos humanos vai procurar no google já! 
   Resumi o máximo que pude para tentar mostrar para vocês o que é o feminismo e espero que tenham entendido. Eu tenho muito de orgulho de dizer que hoje sou e sempre serei feminista!  

"Ensinamos as meninas a se encolherem,
Para se tornarem ainda mais pequenas.
Dizemos para meninas:
'Você pode ter ambição,
Mas não muita.
Você deve ansiar para ser bem sucedida,
Mas não muito bem sucedida.
Caso contrário, você vai ameaçar o homem'
Porque sou do sexo feminino,
Esperam que eu almeje o casamento,
Esperam que eu faça as escolhas da minha vida,
Sempre tenha em mente que
O casamento é o mais importante.
Agora, o casamento pode ser uma fonte de
Alegria, amor e apoio mútuo,
Mas por que ensinamos a ansiar ao casamento
E não ensinamos a mesma coisa para os meninos?
Criamos as meninas para serem concorrentes,
Não para empregos ou para conquistas,
Que eu acho que podem ser uma coisa boa,
Mas, para a atenção dos homens.
Ensinamos as meninas que não podem ser seres sexuais
Da mesma forma que os meninos são.
Feminista - a pessoa que acredita na vida social
Igualdade política e econômica entre os sexos"
Trecho do discurso We should all be feminists de Chimamanda Ngozi Adichie.



(Rhay)ane Mirandela.